Recomeços

Há muito tempo eu não escrevia. Nos últimos tempos uma quantidade imensa de coisas cotidianas tem me levado muito tempo e, confesso, acabei me entregando à rotina doida que qualquer pessoa que queira empreender no Brasil e comece nas mesmas condições em que eu comecei precisa ter.

Em alguns meses minha esposa dará à luz um filho e eu estou muito feliz. Mas não se pode dizer que todos os dias são fáceis. Pra ninguém. Aliás, foi uma sequência recente de dias difíceis que me colocou em uma reflexão sobre como tudo é cíclico.

Reflita comigo.

A vida é feita de começos e recomeços. Até mesmo a morte, que muitos de nós classifica como um ponto final, ultimamente me parece mais como um recomeço. Os pontos finais são apenas um marco para que algo novo comece, e a natureza é repleta de exemplos disto (metamorfoses animais e vegetais, estações climáticas, evolução de espécies).

Então, por que raios, deveríamos nós nos prender à dores ou amores passados? Por que nós, conscientes de que algo não vai como gostaríamos em algum contexto da nossa vida, não forçamos o encerramento do ciclo para que algo novo e melhor se inicie? Certamente a ciência deve ter suas explicações à respeito. Mas este texto, assim como a grande maioria dos que escrevo, é apenas um convite.

Desta vez, mais do que apenas refletir, quero te convidar a avaliar. Sim, fazer um balanço periódico de sua vida e pensar em cada período como um ciclo evolutivo. Eu comecei a fazer isso e percebi que é muito menos difícil se desprender do stress causado por momentos ruins e, surpreenda-se, muito mais profundo e significativo relembrar as coisas boas. Ao fazer balanços cíclicos ficará evidente e redundante a postura de desacelerar, recarregar e começar de novo. E isso é viver.

Um brinde aos recomeços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: