Seu ano começa só agora?

Embora eu não goste muito desta máxima, o comportamento geral da Nação indica realmente que, no Brasil, o ano só começa após o carnaval. Aliás, a partir desta semana, milhões de empresas e profissionais de todos os segmentos começam a se abarroar na intensão de atingir “metas anuais” em um ano de dez meses. Se você também estiver nessa, meus pêsames.

Pessimismos à parte, o Banco Central já admitiu que o PIB (Soma de todas as riquezas produzidas no País) brasileiro sofrerá queda em 2015, economistas de todo o mundo enxergam alguma coisa entre estagnação e recessão, aumento no desemprego e coisas do tipo… Ou seja, este ano será especial. Teremos um mar de pessoas chorando pela falta de planejamento e colocando a culpa toda no cenário econômico nacional.

Sem dúvidas, um cenário de economia estagnada dificulta as coisas. Mas, dificulta muito mais, se você gasta os dois primeiros meses do ano (período pré-carnaval) sem se preparar devidamente. O que você já fez pela sua empresa até agora? Qual o seu planejamento estratégico para atravessar este ano? Já fez projeções e até onde o seu produto ou serviço consegue chegar em um mercado com clientes temerosos de gastar dinheiro? Sua equipe está bem treinada e alinhada, para não perder vendas e usar descontos com inteligência? Fez um plano de marketing decente? Ora, se não fez, você realmente perdeu dois meses do ano que poderiam ter evitado que perdesse o ano todo. Mas é claro que se tudo der errado, a culpa é da “crise”.

Esta semana, li alguns artigos que sugeriam ao leitor para correr. Acelerar nos negócios porque o ano estava começando. Até concordo que se você não se preparou adequadamente, precisa mesmo fazer tudo mais rápido. Mas minha dica é: Se planeje, corra, e mude sua visão sobre o ano “começar após o carnaval”. Ao usar os meses pré-carnaval no planejamento de metas e no treinamento da sua equipe, você se permite pensar neste “começo de ano” como o período onde as vendas vão começar a aquecer, independente do cenário. E, aí sim, você vai curtir o carnaval de verdade.

Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s