Já pensou nos processos do seu negócio?

Entre várias definições da internet, “processo” é definido como “método, sistema, maneira de agir ou conjunto de medidas tomadas para atingir algum objetivo”. E creio que esta última definição não poderia ser mais adequada ao ambiente corporativo: um processo é, ao fim das contas, uma forma de se fazer alguma coisa para, obviamente, chegar a algum resultado proposto. Mas me pergunto sempre o porquê de algumas empresas tem centenas de processos documentados, seguem rigorosamente a estes, e mesmo assim não conseguem atingir os resultados esperados?

Penso que o maior erro destas empresas é tomar os processos como uma fórmula, ao invés de uma ferramenta ou caminho a ser percorrido. E este caminho é uma trilha, e não um trilho. Processos são criados para documentar e padronizar algo que deu certo e evitar retrabalhos, não para evitar que se pense nas coisas que se faz. Vejo em muitas situações as pessoas seguirem processos sem pensar, fazendo tudo de forma mecânica e sem questionar a eficiência, eficácia e efetividade do processo, e o desperdício de tempo nisso é imenso, aumentando os custos.

Sem me estender muito e sendo até um tanto superficial (já que este assunto pode gerar páginas e páginas de discussão, devido à sua importância e presença no dia a dia de todos), o ponto a que quero chegar é: você e sua Equipe estão pensando antes e durante a ação? Os processos estão sendo constantemente testados, e reavaliados periodicamente? Todo o trabalho e burocracia que existe na sua empresa hoje, realmente precisa existir? Tem certeza absoluta de não estar gastando dinheiro que não precisa ser gasto? Todas estas perguntas parecem óbvias, mas há uma grande quantidade de pessoas que não são atualmente capazes de respondê-las com total certeza. Abra o olho! Não deixe que a quantidade de processos aumente de forma que não se pense mais no que se está fazendo dentro da sua empresa. Processos são bons. Mas só se forem realmente funcionais na realidade atual.

Eu, particularmente, sou um apaixonado por negócios e gosto de conversar sobre coisas como estas. Se quiser tomar um café ou mesmo trocar algumas experiências, basta entrar em contato comigo. Me mande seus comentários, perspectivas e relatos sobre o tema.

Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s